Ao contrário da Europa que ficou arrasada economicamente, depois da Primeira Guerra Mundial, os EUA aumentou 250% sua riqueza, isso devido as exportações de alimentos e armamentos durante a guerra, e o aumento do comércio com a América Latina e a Ásia. Em 1923 o PIB ( Produto Interno Bruto) dos EUA havia crescido 14%, a agricultura estava mecanizada e as fábricas aumentavam sua produção , fabricação em série. Na época dos vibrantes anos 20, estava difundida no país a ideia de que a prosperidade estava ao alcance de todos. Era o "American way of life" (estilo de vida norte-americano), segundo o qual, o nível de felicidade de uma pessoa podia ser medido pela quantidade de bens que ela conseguisse adquirir.
Os filmes de Hollywood ajudaram a difundir o american way of life pelo mundo. As classes altas desfrutavam dessa época, pois consumiam as novidades, estimuladas pela publicidade, os EUA compravam freneticamente, um consumismo exagerado. O estilo de vida americano era o que havia de mais moderno no mundo, com luxuosas casas, automóveis, filhos na faculdade, teatro e jazz, apresentações radiofônicas e cinema. Mas nem tudo era flores, na verdade havia uma grande concentração de renda, pois muitos tinham pouco e poucos tinham muito.

No outdoor podemos ler: "O padrão de vida mais elevado do mundo. Não há jeito melhor de viver do que o jeito americano". No entanto, as pessoas na fila são desempregados que estão esperando para receber doações de comida.

Em meio à euforia, cidadãos passaram a investir cegamente nas bolsas de valores, comprando e vendendo ações de companhias norte-americanas. Muitas pessoas empenharam as próprias casas ou terras para comprar ações.
Durante a década de 20 os EUA foi governado por presidentes do Partido Republicano (PR), que isolaram o país internacionalmente até as primeiras décadas do século XX, imigrantes podiam entrar livremente no país, mas isso se inverteu no pós-guerra.
Os imigrantes eram vistos como uma ameaça para o emprego dos americanos, sendo alguns adeptos do anarquismo e socialismo, o governo implantou leis para tornar sua entrada difícil, os que divulgavam suas ideias eram perseguidos como foi o caso dos italianos Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti que foram executados em 1927.
Filme: Sacco e Vanzetti de 1971 .
A Ku Klux Klan com 5 milhões de integrantes perseguia e assassinava negros, judeus, imigrantes e lideres trabalhistas.

Com origem na atuação de veteranos confederados sulistas desde 1865, a fundação da Ku-Klux-Klan ocorre dois anos depois em Neshville, com o objetivo de impedir a integração dos negros como homens livres com direitos adquiridos e garantidos por lei após a abolição da escravidão.
Como sociedade secreta racista e terrorista, a Ku-Klux-Klan, também conhecida como "Império Invisível do Sul", O traço característico de seus membros era o uso de capuzes cônicos e longos mantos brancos, destinados a impedir o reconhecimento de quem os usava.
A intimação contra os negros atingia também em menor escala brancos que com eles se simpatizavam, além de judeus, católicos, hispânicos e qualquer forasteiro que se posicionasse de forma contrária aos interesses da aristocracia sulista. A prática de terror dava-se desde desfiles seguidos por paradas com manifestações racistas, até linchamentos, espancamentos e assassinatos, passando ainda por incêndios de imóveis e destruição de colheita.
Associações de defesa da moral, com o pretexto de libertar as classes inferiores do álcool, fez-se a Lei Seca, estimulando o contrabando, aumentando o crime organizado
Prisão de Al Capone
O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
.

Louis Armstrong é um dos maiores expoentes do Jazz tanto como cantor quanto por primeiro grande solista, com seu trompete.

A vida noturna, o consumismo, a Lei Seca, prosperidade e alta criminalidade fez dos nos 1920 conhecidos como Anos Loucos.

Dimensão Social da Crise
As favelas dos Estados Unidos (abrigos rústicos feitos com telas de metais, madeira e papelão, onde as condições de vida eram precárias) foram apelidadas de Hoovervilles (imagem à direita), em uma sátira da população americana ao presidente Herbert Hoover.


A fotografia Migrant Mother, uma das fotos americanas mais famosas da década de 1930, mostrando Florence Owens Thompson ...
Como sair da crise!!!
A solução veio das ideias de um economista inglês John Maynard Keynes, que entendeu ser necessário intervenção do Estado para atacar os pontos fundamentais que haviam gerado a crise. O laissez-faire, na opinião de Keynes, não podia continuar. O mercado, sozinho, não conseguiria resolver a crise, como o demonstrava a falência das medidas tradicionais colocadas em prática em diversos países.
Para recuperar a economia, segundo Keynes, tornava-se necessário garantir o emprego, para que as pessoas pudessem voltar a consumir, provocando, dessa forma, a inversão da situação existente naquele momento.
A medida que os individuos voltassem a ter dinheiro, eles seriam incentivados a comprar, o que levaria os industriais a reabrirem suas fábricas, contratando mais e mais trabalhadores , reaquecendo a economia novamente.
Suas ideais foram o pano de fundo da campanha presidencial de 1932, nos Estados Unidos, e possibilitaram a vitória de Franklin Delano Roosevelt, do Partido Democrata, e seu plano de uma época, um New Deal, (Novo Acordo), como foi intitulado.

Com o New Deal, o liberalismo de Adam Smith cedeu lugar ao keynesianismo, que defendia a intervenção do Estado para controlar o desenvolvimento da economia, de modo que combatesse crises e garantisse emprego e direitos sociais. A política de Keynesiana consolida o Walfare State - Estado do Bem Estar Social.
O Walfare State teve predomínio internacional até o final dos anos 1970, quando voltou a ganhar prestígio a liberdade de mercado, defendida por Milton Friedman. Era o início do Neoliberalismo.

As medidas adotadas foram:
*desvalorização do dólar para tornar as exportações mais competitivas
*empréstimos a bancos para evitar novas falências
*implantação de um sistema de seguridade social, com a criação do seguro-desemprego
*programa de obras públicas para gerar empregos
contratação de 3 milhões de jovens para o desenvolvimento de projetos ambientais
*salário mínimo e direito de organização sindical
* estímulo a produção agrícola.
Com isso a economia do país se reaqueceu e a indústria voltou a produzir.
QUESTÕES!!!!
01. Quais foram as repercussões da crise de 1929 pelo mundo?
02. Identifique as semelhanças de cenário socioeconomica e de ações políticas entre o governo de Roosevelt, na década de 1930, e o de Barack Obama, em 2008.