Os vestibulares tradicionais e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se aproximam e você não deve perder o foco nos estudos. Dentre todas as disciplinas que comumente envolvem os processos seletivos, a história é muito importante e deve ter um foco diferenciado, especialmente pelo volume de informações.

História é uma disciplina presente nos vestibulares e no ENEM. Neste segundo, a prova tem sido cada vez mais estruturada de modo que os estudantes deixem de lado a “decoreba”, substituindo-a por interpretações mais apuradas sobre os acontecimentos no decorrer dos tempos. E essa é a nova tendência das disciplinas de humanas. Elas estão cada vez mais práticas no sentindo de fazer com que os alunos compreendam e não somente tomem conhecimento do assunto abordado.
No que se refere às questões de História, o candidato do Enem deve aliar os conteúdos que estudou durante o ensino médio com a interpretação dos textos que são utilizados como enunciados das questões.
Uma primeira forma de proceder durante a prova deve ser a leitura atenta dos enunciados das questões. Geralmente são apresentados textos de historiadores em que muitas vezes a linguagem é mais erudita, sendo necessária maior atenção do aluno. Uma dica para a prova, e que geralmente é utilizada no próprio estudo da história, é “questionar o texto”. No caso da prova do Enem, o candidato pode inicialmente ler a questão e com ela direcionar a leitura do texto que é apresentado. O próprio texto responde à questão, facilitando a escolha da alternativa.
As questões buscam ainda relacionar fatos do passado com acontecimentos recentes. Exemplo pode ser encontrado com o tema cidadania, principalmente no que se refere ao direito de voto. Muitas questões do Enem pretendem avaliar o conhecimento que os candidatos têm sobre a história do direito de voto no mundo, que surgiu com mais força após a Revolução Francesa de 1778 e, no Brasil, principalmente no Período Republicano. Nesse sentido, conhecimentos sobre o voto do cabresto e coronelismo na República Velha, além da campanha das Diretas Já na década de 1980 podem ser cobrados.
O conhecimento sobre o desenvolvimento do capitalismo e o surgimento das classes sociais e de seus movimentos políticos também é geralmente pedido. Na história brasileira abordada no Enem tem ganhado significativa importância a Era Vargas, por representar o principal impulso ao desenvolvimento do capitalismo no Brasil e também por surgir as primeiras medidas legislativas de direitos trabalhistas.
No âmbito de história geral, é necessária uma especial atenção ao desenvolvimento das lutas da classe operária europeia no século XIX e as correntes políticas que surgiram no período, como o liberalismo, o socialismo, o comunismo e o anarquismo. É importante, nesse sentido, dominar o conteúdo sobre Revolução Russa e suas consequências no século XX.
A formação das identidades culturais é também tema recorrente nos conteúdos de História do Enem. É importante para o aluno estudar a escravidão no Brasil e refletir sobre suas consequências na formação da população brasileira, principalmente a existência de elementos de matriz africana na identidade nacional.
Por fim, em virtude das ações da Comissão da Verdade, pode ser pedido ao candidato que responda a questões sobre a memória nacional e como a tentativa de investigar os crimes da ditadura militar está relacionada a esse esforço, apresentada como meio de consolidar o processo democrático, afastando as possibilidades de um novo regime militar no país.

Mas a principal sugestão é muita leitura. Não apenas para a prova do Enem, mas também para a própria vida do estudante.
Outras Dicas de Temas para Prova do ENEM
Outros assuntos da História entram na lista dos que merecem mais atenção esse ano, pois são especialmente lembrados em 2014. É o caso do genocídio em Ruanda, o fim da Apartheid na África do Sul e o Plano Real no Brasil, que completam 20 anos, o golpe militar brasileiro, que fez 50 anos em 2014, o suicídio de Getúlio Vargas, que aconteceu há 60 anos, e o movimento das Diretas Já, que completou 30 anos. Os trabalhos da Comissão da Verdade, instituída em 2012 para apurar as violações aos Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988, deixam o tema da ditatura militar brasileira ainda latente para a prova.
Dicas em 1 minuto de história para a prova de humanas
Portal G1 - Educação.
http://g1.globo.com/educacao/enem/2014/noticia/2014/10/enem-2014-16-dicas-em-1-minuto-de-historia-para-prova-de-humanas.html