domingo, 27 de julho de 2014

A Era Vargas (1930-1945)





O que foi a Era Vargas?

Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas. Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo.
Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala a Ditadura do Estado Novo e passa a governar com poderes totais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.
Esquema Resumo








1. QUIZ DA ERA VARGAS:


Link: http://www.projetosespeciaislettera.com.br/?page_id=1408



2. Caça-palavras sobre a Era Vargas

Caça-Palavras sobre a Era Vargas

3. FIQUE LIGADO NO ENEM!!!

             "As Charges sobre a Era Vargas"
¢ A charge é um desenho de caráter humorístico, geralmente veiculado pela imprensa.

¢ Trata-se de um tipo de texto muito importante na
mídia atual, graças à sua capacidade de fazer, de modo sintético, críticas político-sociais


1. A imagem satiriza um acontecimento histórico no qual:


a) O presidente Washington Luiz foi deposto do governo e o poder foi entregue a Getúlio Vargas.
b) Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil após uma longa batalha com as oligarquias rurais.
c) Getúlio Vargas, com o apoio das oligarquias de Minas e São Paulo, chegou à presidência.
e) Washington Luiz foi derrotado nas eleições presidenciais pelo candidato gaúcho Getúlio Vargas.

2. (UFRN) O rádio, introduzido no Brasil no início deste século, tornou-se, nos anos 30, popular meio de comunicação, o que justifica o fato de o período ser designado como "Era do Rádio". A partir do que a charge abaixo sugere, explique de que forma esse importante veículo de comunicação de massa foi utilizado pelo governo Vargas.



3. Observe a charge:
 

FONTE: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César: História do Brasil para Principiantes: 500 anos de idas e vindas. São Paulo: Ática. 2007. p. 237.
A charge satiriza:
a) a deposição de Getúlio Vargas em 1945, motivada principal pela contradição criada com a participação do Brasil na II Guerra Mundial.
b) a derrota de Getúlio Vargas no processo eleitoral em 1946, que resultou na eleição de Eurico Gaspar Dutra apoiado pelo seu grande rival Carlos Lacerda.
c) a deposição de Vargas em 1945 pelos militares devido ao atentado da Rua Toneleros que culminou com a morte do seu rival político, Carlos Lacerda.
d) a renúncia de Getúlio Vargas em 1945 devido às pressões dos grupos ligados ao capital estrangeiro após a criação da PETROBRÁS.


4. Mais um tema quente que cai no Enem!


Questão: Direitos dos Trabalhadores

Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre os 

direitos dos trabalhadores conquistados a partir de legislações 

específicas criadas durante a chamada Era Vargas. 

Questão 32
De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores. Todas elas têm sido simplesmente uma dádiva do governo. Desde aí, o trabalhador brasileiro encontra nos quadros gerais do regime o seu verdadeiro lugar.
(DANTAS, M. A força nacionalizadora do Estado  Novo. Rio de Janeiro: DIP, 1942. Apud BERCITO, S. R.  Nos Tempos de Getúlio: da revolução de 30 ao fim do Estado Novo . São Paulo: Atual, 1990)
A adoção de novas políticas públicas e as mudanças jurídico-institucionais ocorridas no Brasil, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, evidenciam o papel histórico de certas lideranças e a importância das lutas sociais na conquista da cidadania. Desse processo resultou a
a) criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que garantiu ao operariado autonomia para o exercício de atividades sindicais.
b) legislação previdenciária, que proibiu migrantes de ocuparem cargos de direção nos sindicatos.
c) criação da Justiça do Trabalho, para coibir ideologias consideradas perturbadoras da “harmonia social”.
d) legislação trabalhista que atendeu reivindicações dos operários, garantido-lhes vários direitos e formas de proteção.
e) decretação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que impediu o controle estatal sobre as atividades políticas da classe operária.

5. PESQUISAR!!!! 

Faça uma pesquisa sobre o papel da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) na época de sua criação em 1943, e verifique as mudanças que a lei estabeleceu para trabalhadores e empregados. Depois, estabeleça uma comparação com o mercado de trabalho brasileiro contemporâneo, pesquisando sobre o assunto em jornais, sites e revistas. Indique se houve mudanças ou não na condição dos trabalhadores brasileiros e as diferenças existentes entre as legislações trabalhistas das duas épocas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário